Estamos passando por um momento onde a leitura pode ser uma grande companhia. Ela é capaz de nos tirar da angústia gerada pela privação de conviver com pessoas queridas, como amigos e familiares, e ainda trazer muito conhecimento.
Resolvi então relacionar alguns livros que mudaram minha forma de pensar e acreditar na vida, e compartilhar os benefícios que eles me trouxeram. Será um processo longo, mas acredito que é possível.
Tenho uma capacidade insana de adquirir livros, mas não a mesma capacidade de leitura. Não sou uma leitora voraz, leio de forma lenta e pausada. Quero aproveitar ao máximo a leitura, e o medo de não perder nada, faz com que eu leia várias vezes o mesmo trecho e ainda faço anotações e resumos.
Acredito que o gosto pelo tipo de leitura é bem particular, e no meu caso chega até a mudar, conforme o momento que estou vivendo. Às vezes tenho até um certo preconceito em relação a alguns tipos de leitura, mas basta mudar de fase que acabo me encantando por uma nova categoria.
Paixão desde a adolescência
Lembro que na minha adolescência ganhei um livro lindo! Tinha uma capa dura elegante, chamado Ilusões Perdidas de Honoré de Balzac. Ele esteve na mesa de cabeceira do meu quarto durante toda a minha adolescência, mas não consegui finalizar nem o primeiro capítulo. É uma leitura difícil e a quantidade de páginas desanimadora. Acreditava que um dia conseguiria ler, mas depois de ler algumas notas sobre este livro e sobre o autor, continuo acreditando que é o tipo de leitura que levará muito tempo para me conquistar.
Adoro ler livros que passem alguma experiência ou ensinamento, não necessariamente livros de autoajuda, não tenho nada contra eles. Acredito que em algumas situações eles podem servir de apoio e trazer uma mensagem importante.
O primeiro livro que marcou minha vida, e me ajudou a compreender melhor o mundo foi, Otimismo em gotas de R.O.Dantas, que na época estava na 8ª. Edição. Não é exatamente um livro de leitura, mas uma coletânea de pensamentos e mensagens positivas. Ele me ajudou a ver a vida de outra forma, e não só identificar o que é certo ou errado, o que é bom ou ruim, mas também ser mais alegre, decidida e otimista! E que as coisas podem ser bem melhores do que imaginamos, só é preciso acreditar. Tenho uma profunda paixão por ele.
“O Pessimista senta-se e lastima-se, o Otimista levanta-se e age”
Outro livro que também marcou esta fase foi O Menino no Espelho de Fernando Sabino, o mesmo autor de O Grande Mentecapto. É um livro infanto-juvenil, mas me faz lembrar de uma fase diferente da minha vida, e como vivíamos em um mundo imaginário, fantasioso e simples, que por coincidência acabou sendo leitura obrigatória na escola da minha filha.
Novos estilos
Dando o grande salto no tempo, cito um livro que também marcou uma época na minha vida, bem mais recente, Comer, Rezar e Amar de Elizabeth Gilbert. Adorei a forma como são descritos os detalhes dos lugares que a autora visitou, deixando o filme muito aquém do livro. Depois desta leitura acho que tenho aproveitado melhor minhas viagens, aprendi a admirar mais os lugares e diferentes sabores, a dar mais valor as coisas simples.
Um livro que também foi muito importante para minha formação como pessoa foi Princesa Sultana – Sua vida, sua Luta de Jean P. Sasson. É uma trilogia que mostra a grande dificuldade que é a vida das mulheres árabes. É o tipo do livro que faz nós mulheres, pensarmos de outra forma a vida que levamos, nos ensina a dar mais valor a tudo que temos e que conquistamos.
Novos interesses
Recentemente li O Poder dos Quietos de Susan Cain. É um livro enriquecedor, principalmente para aqueles que se encaixam neste perfil. Faz você entender melhor comportamentos, atitudes e pensamentos dos tímidos e introvertidos que convivem com você, pode ser no trabalho, na família ou entre amigos. Me identifiquei muito com este livro e escrevi sobre ele e destaco pontos que me chamaram a atenção: Comentando o livro o poder dos quietos.
Quanto ao livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman, achei uma leitura imprescindível para aqueles que vivem no mundo corporativo. Durante a leitura fui percebendo o quanto este livro poderia ter me ajudado no início da minha carreira. O quanto a IE é mais importante do que QI em grande parte das situações. Preciso contar em detalhes, aguardem…
Minha leitura atual é um livro que ganhei de uma grande amiga, Um Novo Mundo – O despertar de uma nova consciência, do mesmo autor de O Poder do Agora, Eckhart Tolle. Já tinha iniciado a leitura a alguns anos atrás, na época que ganhei, mas achei que agora seria adequado a situação atual. Mas durante a leitura percebi que este livro tem muito mais do meu momento, do que eu poderia imaginar. Estou adorando!
E você também tem livros que marcaram épocas na sua vida? Gostaria muito de saber.
Inspiradora sua lista de leituras, os livros e as palavras sempre tão poderosos… obrigada por nos inspirar!!
Obrigada Maria! São as palavras de amigas como você que nos dão força para não desistir.