Desde que sai do mundo corporativo estava à procura de um mentor. Acho que nem sabia bem o que significava o termo “Mentoring”, e como isto poderia me ajudar, mas já sentia falta.
Demorou um pouco para descobrir, e ter segurança de fazer “Mentoring” ou ter um mentor poderia ser a chave para uma mudança de carreira, e ter sucesso em uma nova direção.
Percebi que algumas empresas oferecem a opção de mentores, onde funcionários experientes acompanham funcionários novatos. Essa não era uma prática comum na minha época, e por este motivo não consigo ter uma opinião muito certa sobre isto, mas acredito que pode ser um procedimento muito interessante se for um bem orientado.
Na verdade, estava me referindo a mentores que atuam acompanhando profissionais na evolução e em transição de carreira. As vezes são confundidos com um “Coach”, mas como já fiz um trabalho com este tipo de profissional, tenho noção que são diferentes.
Diferença Básica Entre Coach e Mentor
O coach é aquele que por meio de uma metodologia específica e perguntas poderosas, trata das coisas como elas são. Ele trabalha no nível de competência do indivíduo para que esteja apto no objetivo determinado.
O mentor é aquele que dá autonomia ao indivíduo para aprender com suas escolhas e os resultados que alcança com elas. O objetivo é desenvolver a maturidade e ganhar autonomia em sua área de atuação. O mentor atua como referência e usa sua vivência para promover a manifestação do talento do indivíduo.
Quando você está perdido e não sabe para onde ir, todo tipo de ajuda é válido. Mas quando você já tem um caminho traçado em mente, e não está disposto a trilha-lo sem nenhuma orientação, as opções ficam bem limitadas.
Não existe o método que é melhor ou pior, existe apenas aquele que se adapta melhor ao momento que você está passando e aos seus objetivos.
Confiança para encontrar o caminho certo
No meu caso, tinha em mente um propósito, mas me faltava a confiança de estar no caminho certo, e a segurança de que tinha condições de alcançar minha meta. Queria ter certeza que era só seguir em frente. Escutar alguém que diga: “Seus olhos brilham quando você fala sobre isto!”.
Mas é muito difícil ouvir que isto não vai te levar a lugar nenhum, ou você não está no caminho certo, ou ainda você não leva jeito para isto e não tem perfil. É preciso que te façam entender isto sozinho.
Se insistem que você precisa se organizar, quando você já se organizou, ou você precisa se planejar, quando você já está com seu planejamento preparado, não é muito agradável, e acaba te desestimulando.
Acho irritante quando alguém dizer que eu preciso arrumar mais tempo, se a única coisa que você queria, era um dia de 30 horas para dar conta de todas minhas obrigações.
Às vezes você precisa é dar um tempo para pensar e colocar as ideias no lugar. Uma pessoa que tem um longo caminho percorrido já sabe bem o que quer ou o que gosta e não precisa de “palpiteiros de plantão”.
É preciso de alguém que consiga entender onde você quer chegar, e qual a maneira mais coerente e natural de atingir este objetivo.
Características para ser mentor
- Ele não precisa dar respostas ou soluções, ele precisa saber fazer perguntas e dar insights, com prudencia e equilibrio.
- Ouvir as minhas respostas e entender as minhas dúvidas, com bom senso.
- Não insistir em coisas que todos já falaram, e eu estou cansada de saber, não precisa falar muito.
- Fornecer referencias importantes que podem ajudar na tomada de decisão, e não só palpites sem fundamento ou opiniões sem base ou conhecimento do assunto. Dar exemplos
- Experiência e vivência devem ser o seu ponto forte.
- Respeitar o contexto
- Não ter uma verdade absoluta e nem um único jeito de lidar com esta ou aquela situação
- Não se deixar levar pela soberba e desconsiderar as necessidades e dificuldades do mentorado.
É muito bom ouvir que você está no caminho certo, apoiar ao invés de dar soluções milagrosas. Saber elogiar.
Nos fazer entender que nunca estamos prontos, e muitas vezes só precisamos encontrar coragem e confiança para realizar seus sonhos.
Por este motivo quero muito agradecer, a minha mentora e amiga, que conheci no programa Mentoria Colaborativa do Instituto Vasselo Goldoni, Mariangela.
Para saber mais sobre mentoria indico alguns livros do Sidnei Oliveira, mestre e mentor: Mentoria , Cicatrizes, Conectados
Nada melhor que um mentor para dar confiança e segurança