Transformações em Tempos de Pandemia

A pandemia foi um período muito difícil. O medo e a perda faziam parte do nosso dia a dia. Eu tinha uma certa resistência em escrever sobre esse período, e acreditava que tudo isso que estávamos passando teria um significado.

Foi uma dor intensa, mas nos trouxe muito conhecimento. Em alguns momentos, tive dificuldades até de conversar com alguns amigos e parentes. Era comum ficar deprimida e sem esperanças de uma melhora rápida.

Passei a reavaliar o pensamento e a tentar ver as coisas de uma perspectiva diferente.  Comecei a ver este período como uma oportunidade de refletir, crescer e me conectar consigo mesma.

Senti que meus valores estavam mudando, ou melhor, se aperfeiçoando. Passei a dar mais atenção à família, àqueles que estão bem próximos em todos os momentos, seja na alegria ou na tristeza.

Aprendi também a dar mais valores a coisas simples, que podem nos trazer muita satisfação com pouco e não requerem muito mistério: ler um bom livro, daqueles que nos fazem viajar no tempo e no espaço; ver o pôr do sol da janela, mesmo que seja entre os prédios, mas aquele pedacinho que é só meu; vivenciar todos os cantinhos da casa e transformá-la no melhor lugar para viver. Passei a meditar e orar mais, e transformei a atividade física numa rotina.

Um Período de Autoconhecimento e Valores Reavaliados

Neste período aumentou a carência de amizades verdadeiras, aquelas que valem mais do que qualquer tesouro. Aquelas nos fazem bem, onde existe sintonia e até o silencio é confortável. Aquelas que são como espelhos, nos ajudam a reconhecer e abraçar nossos pontos fortes e, ao mesmo tempo, identificar e trabalhar nossas fraquezas.

Não precisava de amigos que concordassem com tudo, porque o amigo de verdade fala na frente com amor e acolhimento, tem sinceridade com afetividade.

Entendi que um amigo não traz só a verdade, mas traz também solução, possui uma escuta humilde e sem vaidade. Tem a mesma essência e os mesmos valores. Quando os valores mudam, eles vão funcionar para alguns, mas não para todos.

É comum nos decepcionarmos com nossas expectativas e esperarmos por algo que talvez nunca tenha existido. Essa situação pode levar a uma mudança na nossa perspectiva em relação a determinados comportamentos, em vez de uma mudança no próprio comportamento.

Essa dinâmica faz parte do processo de evolução do conhecimento: o que considerávamos importante ontem, pode não ser mais relevante hoje. O surgimento de novos valores é natural, e embora possam ser significativos para alguns, nem sempre serão compartilhados por todos.

O equilíbrio surge como resultado do autoconhecimento, pois é fundamental saber administrar as decepções e transformações que a vida nos apresenta.

Aprender a lidar com essas experiências é o que nos permite crescer e evoluir. É através desse processo que adquirimos novos aprendizados e nos tornamos pessoas mais completas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *